Twitter : Taty_Cursino


quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Lei da Compensação

Como manter a dieta nos fins de semana?

Tem gente que vai à churrascaria e fica nas saladas, no suco e pede fruta na sobremesa.
Pessoas “normais”, como eu e você, não são tão disciplinadas assim: cometem pecadinhos à mesa de vez em quando, principalmente nos finais de semana.
Aliás, as pesquisas mostram que a maioria das pessoas consome em média 150 calorias a mais na sexta, no sábado e no domingo, o que dá um total de 450 calorias extras no final de semana. É uma caipirinha aqui, feijoada ali, vários chopinhos na balada, a pizza do domingo e pronto! Lá se vai o sacrifício de segunda a sexta para não passar das 1 500 calorias por dia.
O efeito colateral é inevitável: segunda-feira vira o dia nacional do desânimo. Desanimada, você começa o dia com o taxímetro calórico liberado para pão e manteiga, bolo, café com leite açucarado.
Conselho: nem pense em desistir da dieta – os efeitos de um deslize não costumam ser tão danosos.É proibido sentir culpa! Fazer dieta não é morrer para o mundo. Divirta-se e coma, sim, com moderação. Não deu para segurar? Tudo bem. Ponha em prática a lei da compensação:

LEI DA COMPENSAÇÃO

O que fazer antes...

• Festa ou churrasco no fim de semana? Comece o dia com uma refeição pouco calórica para reservar um estoque extra de calorias para o almoço. Você pode tomar um shake de banana com gelatina e iogurte, que vale 150 calorias e vai mantê-la satisfeita por umas três horas. Se preferir bebidas quentes, tome café com leite mais uma fatia de pão integral com queijo light, combinação caseira, fácil de preparar e com apenas 100 calorias. • Se o almoço for tarde, coma uma fruta, tome suco ou um iogurte desnatado ali pelas 11 horas, porque o lanche da manhã é indispensável, mesmo em dia de festa.

• Churrascaria exige bom senso. Se picanha sem a companhia da farofa não faz o menor sentido para você, na hora da bebida fique ou com a caipirinha (ou vinho ou cerveja) ou com a sobremesa. (Nada de bebida + docinho)• Se o churrasco for entre amigos, sugira ao churrasqueiro assar cebola, tomate e fatias de abacaxi. Todo mundo gosta, têm poucas calorias e muitas fibras, que enchem o estômago e ajudam a maneirar com as carnes.Volte à dieta na refeição seguinte: fique com sanduíche de atum sem maionese (170 calorias) ou salada de frutas com cereal e iogurte (240 calorias) ou sopa de legumes (180 calorias).

• Casamento à noite? Coma alguma coisa antes da cerimônia: duas fatias de pão integral com queijo garantem energia para esperar a festa sem o estômago reclamar. • “Na festa, nada é proibido: prove de tudo um pouco. Mas comer de tudo é diferente de comer tudo”.

• Se houver bufê, comece com a salada. Depois, monte um prato dando preferência ao peixe ou ave em vez de carne vermelha; se for um bufê de massas, escolha as que levam molho vermelho, em vez de branco. Mas uma negociação: caso faça gosto no vinho ou cerveja, fique com UM copo só e coma apenas UM docinho.

No dia seguinte à festa

• No dia seguinte, o mandamento é desintoxicar, o que já ajuda a compensar o extra de calorias. O melhor são alimentos depurativos e diuréticos, que dão uma força para fígado e rim, vítimas da comilança.

• Evite carboidratos simples, carnes vermelhas, frituras, açúcares, alimentos que sobrecarregam o fígado e dificultam a recuperação do organismo.

• Aumente o consumo de frutas e vegetais e esqueça produtos industrializados.

• Beba bastante líquido. Chá verde, chá de gengibre, limonada, suco de frutas (diluído em água e com adoçante), água-de-coco, além de muita água, tudo para reduzir a retenção hídrica e limpar seu corpo.

• Caminhe ou faça uma corridinha leve de meia hora. Além de aumentar a queima calórica, a atividade física acelera a circulação e melhora a disposição física.

• Para não esquecer: UM ÚNICO bombom não engorda; o que pesa na balança é uma caixa inteira. “Então, não se martirize com pequenos deslizes, apenas evite que se tornem habituais”, diz Fernanda Fernandes, gerente nacional dos Vigilantes do Peso.

TRUQUE À FRANCESA

Dizem que, em Paris, não se acha uma mulher gordinha nem mesmo para estrelar um comercial de TV. Exagero à parte, Mireille Guiliano, autora de As Mulheres Francesas Não Engordam (Editora Campus, 30 reais), explica que as parisienses mantêm o peso porque, além de se contentar com pequenas porções, praticam a lei da compensação.Se vão a uma festa à noite, elas se preparam antes: trocam o almoço e o lanche da tarde por iogurte desnatado (70 cal cada pote), por exemplo. Acompanhado de cereais integrais, o iogurte fica substancioso e aumenta a sensação de saciedade. Se o programa é um almoço, então o truque é reduzir o jantar a uma sopa leve. E, naturalmente, quando se vêem diante de uma caixa de bombom (e o chocolate francês é ótimo) deliciam-se com dois ou três, NO MÁXIMO!

Link: http://boaforma.abril.com.br/edicoes/230/fechado/Dieta/conteudo_497.shtml?pagin=1

0 comentários:

Template by:
Free Blog Templates